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quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Domínio ".emp" vem aí: Pequenas companhias terão endereço próprio na web

Pequenas companhias terão endereço próprio na web
Autor(es): Ana Luiza Mahlmeister, de São Paulo
Valor Econômico - 04/08/2010
http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2010/8/4/pequenas-companhias-terao-endereco-proprio-na-web

O NIC.br, responsável pelo registro do domínio ponto br (.br), anunciou uma nova terminação de endereço de internet voltado para as pequenas empresas.

Demi Getschko, diretor-presidente do NIC.br, afirma que a entidade, ligada ao Comitê Gestor da Internet, vem estudando uma forma de incluir digitalmente milhares de pequenos negócios, como padarias, farmácias, sapatarias, entre outros, que não pretendem fazer comércio eletrônico, mas querem ser localizados por meio de um buscador (como o Google, por exemplo) por clientes e frequentadores da região.

Esse público ganhou o "domínio ponto emp (.emp)", que custa a metade do registro .br, apenas R$ 15 por ano. Uma pequena empresa poderia registrar o endereço " www.padariadozé.emp.br ", por exemplo. "O novo domínio permite uma forma de incluir digitalmente os pequenos e micronegócios, mesmo que tenham apenas uma página estática, com nome do estabelecimento, endereço e ramo de atividade", diz Getschko.

Além de cobrar a metade da anuidade, o NIC.br repassa igual valor para um provedor de internet interessado em hospedar essa pequena empresa e possivelmente vender serviços, como confecção de página na internet, e-mail, entre outros. Esse provedor também se responsabiliza pelo registro para que o pequeno negócio obtenha um endereço IP por meio de um protocolo mais simples do que hoje é exigido das empresas .br.

O NIC.br sugere ao provedor que forneça ao interessado uma página simples na internet que permita sua identificação, localização e atividade, tanto por usuários da web quanto por ferramentas automáticas de busca. "Esse serviço adicional pode ser oferecido pelo provedor gratuitamente à pequena e microempresa, ou por um valor anual equivalente ao do próprio registro de domínio. É interessante para o provedor ampliar sua carteira de clientes e possivelmente vender outros serviços", diz o diretor-presidente da entidade.

Até o final do primeiro semestre, o NIC.br registrou 2,1 milhões de domínios .br. "Existe no país muito mais do que 2 milhões de pequenos negócios, o que aponta um grande potencial para a nova terminação de internet", diz Getschko.

Nos próximos dias, o NIC.br vai divulgar o novo domínio entre provedores, comunidades, profissionais liberais e associações de classe que reúnem pequenas empresas como o Sebrae (Agência de Apoio ao Empreendedor e Pequeno Empresário).

2 comentários:

  1. Pequenos na internet
    Autor(es): Gustavo Henrique Braga
    Correio Braziliense - 16/06/2011
    http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2011/6/16/pequenos-na-internet

    Uma parceria entre o Google e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) promete facilitar que empreendimentos de menor porte cheguem à internet. Batizado de Conecte Seu Negócio, o programa oferecerá suporte gratuito para a criação e o design de um site empresarial e também para publicidade digital. Está prevista ainda a entrega de 5 mil domínios, livres da primeira anuidade, aos que se inscreverem no endereço eletrônico www.conecteseunegocio.com.br.

    O Google oferecerá aos empresários R$ 150 de crédito na ferramenta de publicidade on-line AdWords. Já o Sebrae vai atuar na divulgação e no estímulo do empreendedorismo e do desenvolvimento das empresas no meio digital. “A ideia é ajudar empresários que não têm conhecimento no tema, nem recursos para investir no próprio site a expandirem suas empresas no meio digital, não só com a venda on-line de produtos e serviços, mas no uso dessa mídia para publicidade e relacionamento com os clientes”, disse Luiz Barretto, presidente nacional do Sebrae.

    Alessandro Leal, diretor de Vendas On-line do Google, destaca que o objetivo é ir além de uma simples ferramenta. “É preciso conscientizar os empresários sobre as possibilidades desse canal de negócios”, disse. Ele lembra que os brasileiros têm maior aceitação às compras on-line do que a média dos países na América Latina. Enquanto as pessoas daqui fazem 8,2 compras no e-comerce por ano, a média na AL é de 7,2.

    Domínio
    Ao acessar o site do programa o empresário precisa checar se o domínio desejado está disponível. Feito isso, basta registrar a empresa e preencher um formulário. A partir daí, começa a fase da construção do website: com o uso da ferramenta da Yola, o usuário poderá escolher opções de design, formatação de página e inserir fotos e conteúdo.

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