TOTAL DE VISUALIZAÇÕES

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Para Orbe Investimentos, bolsa passa por melhor ponto de entrada desde 2008

Para Orbe Investimentos, bolsa passa por melhor ponto de entrada desde 2008

origem da matéria


São Paulo - A Orbe Investimentos acredita que o momento atual é o melhor ponto de entrada para os investidores na bolsa de valores brasileira desde 2008, uma vez que as empresas tem tido fortes resultados em comparação ao frágil desempenho das ações em bolsa, criando uma distorção entre a economia real e o mercado, que a gestora acredita ser uma origem de boas oportunidades. 
A Orbe lembra que o mercado caminhou de lado por alguns meses – embora o resultado das empresas tenham melhorado, criando esse momento que não “reflete a realidade e não pode se sustentar no médio e longo prazos”. 

Correção 
Com isso, a gestora acredita que uma correção virá: ou as empresas terão contração na capacidade de geração de caixa, ou as ações das mesmas terão valorização. Tendo em vista a atual situação da economia brasileira, a Orbe acredita que a segunda opção é a mais provável. 
A gestora não tenta prever esse momento e sim esse movimento, que, provavelmente, afirma a Orbe, se dará quando houver uma reversão do aperto monetário nacional, com a redução das taxas de juros – aliado a indícios de inflação controlada – o que traria os volumes altíssimos de capital que não são mais vistos na bolsa. 
O momento, ressalta a gestora, pode ser desconfortável para os investidores no curto prazo, mas “extremamente agradável” para o longo prazo, já que permite a compra de ações por preços dos mais baixos vistos em alguns anos. 

Distorção 
Esse cenário, afirma a Orbe, é fruto da distorção entre economia real e mercado – o que a empresa chama de geradora de boas oportunidades, lembrando da variação do mercado desde a crise de 2008, que não acompanhou em momento algum o desempenho real das empresas, ora mais negativo, ora mais positivo. 
Atualmente, lembra a gestora, as empresas possuem resultados agregados 50% superiores ao que apresentavam no final de 2007, enquanto o mercado ainda está oscilando naquele nível. Isso, lembra a Orbe, tem feito a empresa aproveitar o momento para comprar mais ações, posicionando-se para a recuperação.

Texto a seguir retirado do Relatório Sintético Mensal de maio/2011 da Orbe Investimentos:
link do relatório

Por mais que para os cotistas de um fundo a variação de cota negativa possa ser desconfortável no curto prazo, para nós gestores, e como também deveria ser para os cotistas com horizonte de investimento alinhado de longo prazo, é extremamente agradável o cenário. Um momento no qual você pode comcomprar quantidades expressivas das ações das suas empresas preferidas por preços dos mais baixos vistos em alguns anos. Não há melhor cenário para posicionamento de longo prazo.

Com o fim da temporada de divulgação de resultados do 1o. trimestre podemos observar a continuidade de forte melhoria de resultados, com um aumento médio de Ebitda da ordem de 30% e de lucro líquido de 25%, trimestre contra trimestre, em nosso universo, principalmente refletindo a continua força da demanda doméstica.

O gráfico abaixo mostra de forma simples a falta de sincronia usual do mercado. A linha azul representa a média de geração de caixa operacional (Ebit), de 12 meses, das empresas listadas na Bovespa, enquanto a linha vermelha representa o movimento do índice da Bolsa, ambos os dados em uma base inicial 100.
 Fonte: Orbe Investimentos

Em 2008, com a crise instalada, o mercado claramente se antecipa ao que viria acontecer com as empresas e cai com força (exagerando e muito, como usual), mas o resultado da crise nas empresa só se observa na sequência, em 2009.

Depois, o mercado se antecipa à recuperação de resultados das companhias, e se recupera com grande força em 2009. Após essa recuperação inicial do mercado, as empresas seguem melhorando, enquanto o mercado entra na atual fase de estabilidade e quedas, criando novamente a distorção "economia real X mercado", que é quase sempre a origem das boas oportunidades. O resumo do período acima representado é que enquanto o mercado está praticamente no mesmo nível do fim de 2007, os resultados agregados das empresas listadas já são quase 50% superiores. Enfim, por aqui temos aproveitado para comprar mais ações, e nos posicionar de forma ótima para a recuperação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário