TOTAL DE VISUALIZAÇÕES

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Jereissati Participações S.A terá novo CEO e a governança corporativa deve melhorar

Um CEO para Jereissati




http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/43765_UM+CEO+PARA+JEREISSATI

Saiba quem é Fernando Portella, indicado como CEO do Grupo Jereissati, que possui participação em negócios que, juntos, faturam R$ 48,2 bilhões
Por Rosenildo Gomes Ferreira

A crônica corporativa está repleta de histórias sobre casos de profissionalização de gestão de empresas que acabam malsucedidos. Os motivos são diversos e incluem desde a incapacidade da família em trabalhar sob a batuta de um forasteiro, até mesmo a disputa de poder. Em outros tantos casos, contudo, esse processo é bem-sucedido.
A partir de 1º de fevereiro de 2011, a família Jereissati terá a chance de descobrir se ela se enquadra no primeiro ou no segundo grupo. É que nessa data o empresário cearense Carlos Jereissati, 64 anos, cederá a cadeira de CEO para Fernando Morgado Portella.
Caberá a ele dirigir os destinos de um grupo que possui participação acionária em companhias como Oi (telecomunicações), Contax (telemarketing), Iguatemi (shopping-centers) e Grande Moinho Cearense (alimentos) que, juntas, faturaram R$ 48,2 bilhões em 2009.

Engenheiro agrônomo de formação, Portella fez diversos cursos de gestão no Brasil e nos Estados Unidos. Em 35 anos de carreira, ele se tornou um especialista na condução de grupos familiares.

Seu currículo inclui passagens pelo Grupo O Dia (da área de mídia) e o Citibank. Como sócio da Gemini Consulting, ele realizou trabalhos de reestruturação para a British Telecom, em Londres, e a GM, em Detroit (EUA).

Em 2004, Portella foi contratado para ajudar na reestruturação das Organizações Jaime Câmara (OJC), a maior empresa de mídia do Centro-Oeste. Acabou sendo contratado como CEO, cargo que ocupa até hoje.

Procurado por DINHEIRO, Portella limitou-se a dizer que não iria falar sobre seu futuro, porque ainda está ligado à OJC. A família Jereissati, por sua vez, não quis se pronunciar sobre as mudanças na estrutura de seus negócios.

Algumas questões, no entanto, se destacam. Como gerir uma companhia com forte cultura familiar na qual, muitas vezes, decisões estratégicas são discutidas nos almoços de domingo? Os herdeiros, que sempre apitaram no grupo, conseguirão obedecer um forasteiro?

“A nova realidade da empresa e a definição das atribuições de cada integrante precisam ser colocadas no papel”, diz Leonardo Viegas, conselheiro do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.
“O desconforto em uma situação dessas é inevitável. E, muitas vezes, o CEO cai porque é sabotado por um ou mais integrantes da família”, opina Domingos Ricca, sócio-diretor da DS Consultoria.
Para Ricca, Portella tem grandes chances de repetir no Grupo Jereissati o que fez em outras companhias. “Ele possui experiência e, ao que parece, consegue administrar os problemas relacionados à vaidade humana”, completa Ricca.
Decerto, Portella não será um estranho no ninho. Hoje ele atua nos conselhos de administração da Oi e da Iguatemi Empresa de Shopping Centers, joias da coroa do Grupo Jereissati.
================================================================
Coluna - Holofote - Revista Veja  - Chefe até dos patrões
http://www.fazenda.gov.br/resenhaeletronica/MostraMateria.asp?page=&cod=686 860

Principal executivo do grupo de comunicação Jaime Câmara, Fernando Portella deve assumir a presidência do grupo Jereissati. Portella, que já passou pelo Citibank e pelo jornal O Dia, se reportará apenas ao dono do grupo, Carlos Jereissati. Chefiará até os dois filhos do empresário: Carlos Jereissati Filho, que dirige os shoppings Iguatemi, e Pedro, que cuida dos interesses na Oi. Portella chega ao cargo avalizado por ambos os herdeiros.
================================================================
 
Fernando Portella assume presidência do Grupo Jereissati em 2011
http://www3.propmark.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=61999& amp;sid=6

Executivo deixa o cargo de ceo da Organização Jaime Câmara em 31 de janeiro

Fernando Portella terá novos desafios profissionais em 2011. A partir de 1º de fevereiro, o executivo, atualmente ceo da Organização Jaime Câmara, assume a presidência do Grupo Jeireissati, cargo exercido até então por Carlos Jereissati. Portella está no conglomerado goiano de mídia desde 2006 e comandou sua reestruturação, devolvendo saúde financeira ao grupo – atualmente composto por 11 emissoras de TV (afiliadas à Rede Globo), nove de rádio, três jornais e dois portais, todos direcionados ao público de Goiás e Tocantins.

Segundo o CEO, a decisão de mudar de ares foi tomada após a análise de uma série de diferentes elementos: “Completei um ciclo na Organização Jaime Câmara. Quando apareceu essa oportunidade, conversei com o próprio Jaime (presidente do grupo) e decidimos de comum acordo por minha saída. O que me motivou a aceitar o convite do Grupo Jereissati foi, especialmente, o grande desafio que a posição oferece”, explica. Outro ponto que pesou a favor da mudança foi a sede da nova empresa no Rio de Janeiro, cidade natal de Portella e onde vive sua família. Nos últimos seis anos, o profissional chegava a fazer três viagens semanais entre as capitais goiana e fluminense.

Nesse período, a relação entre o executivo e os proprietários da Organização Jaime Câmara chegaram a patamares quase familiares. “Essa foi a parte mais difícil da transição. Passei esses seis anos convivendo diariamente com a família Câmara, mais que com a minha própria”, relata. Pela confiança e pelos resultados conquistados, Portella foi convidado a permanecer como advisor do Jaime Câmara, dando continuidade à sua participação nas decisões da organização. “Irei à Goiânia ao menos uma vez por mês para ver como tudo está caminhando”, confirma.
Inicialmente, o presidente Jaime Câmara deve acumular a função de ceo. Em seguida, outro profissional poderá assumir a função, a ser indicado pelo próprio. Um dos nomes cotados para a posição é o de Cristiano Roriz Câmara, atual diretor de novos negócios e um dos maiores envolvidos no processo de reestruturação do conglomerado de mídia.
Nova casa

A ligação de Portella, que teve importantes passagens por empresas como Citibank e Grupo O Dia, também é de longa data com o Grupo Jereissati. O executivo participou da primeira tentativa de reestruturação da Telemar, integrando o conselho independente da empresa. Também é conselheiro do Iguatemi desde seu IPO, em 2007, e da Oi.
O executivo assumirá a presidência em substituição a Carlos Jereissati, que deixa o cargo para presidir o conselho do grupo. Atualmente os negócios do Grupo Jereissati estão voltados aos segmentos imobiliário (Iguatemi Empresa de Shopping Centers), telecomunicações (Oi), serviços (Contax) e alimentício (Grande Moinho Cearense).
por Karan Novas

================================================================
 
Entrevista Exclusiva com Fernando Portella, CEO da OJC-Organização Jaime Câmara
Fernando Portella é um dos mais importantes executivos do setor de mídia e comunicação no Brasil. A partir de uma sólida formação acadêmica — é alumni pela Harvard Business School —, Portella passou por diversas gigantes internacionais até chegar, em 1996, ao posto de CEO do Grupo O Dia de Comunicação, onde comandou, ao lado de Ary Carvalho (1934-2003), uma revolução que levou “O Dia” ao posto de jornal mais vendido do Brasil e fortaleceu negócios em diversas outras mídias.
Hoje, ele é CEO da Organização Jaime Câmara: maior grupo de comunicação das regiões norte e centro-oeste do Brasil e líder em todas as mídias nos Estados de Goiás e Tocantins. A Rede Anhanguera, braço televisivo do conglomerado, é afiliado da TV Globo e pioneiro na transmissão em HDTV. No rádio, possui a CBN Goiânia, a Executiva FM (líder no gênero adulto contemporâneo) e a Rádio Daqui. “Daqui” também é o nome do diário dedicado às classes C e D de Goiás que, juntamente com “O Popular” e o “Jornal de Tocantins”, forma o braço de mídia impressa do grupo, que também atua na Internet e telemarketing.

Apesar de tantas frentes de atuação, Fernando Portella encara as atividades do grupo sempre de forma integrada, em sintonia com a chamada “missão 24X7″ (que será explicada em detalhes mais adiante). Para ele, com a tecnologia digital, não existem mais barreiras regionais, nem temporais: basta que os grupos de mídia encarem seriamente o trabalho de criar, a todo instante, novas formas de levar informação e entretenimento para adequarem-se ao estilo de vida cada vez mais multimídia dos seus consumidores.
Nesta entrevista exclusiva concedida ao blog do Fernando Morgado, Portella fala sobre o começo da sua carreira, os desafios e sucessos que viveu ao comandar “O Dia” e o trabalho de recuperação e expansão dos negócios que conduz hoje, na condição de CEO da Organização Jaime Câmara. O executivo apresenta também, em primeira mão e com exclusividade, os resultados registrados pela OJC em 2009. Destacam-se o baixíssimo nível de endividamento e o expressivo crescimento da rentabilidade do grupo.
Fernando Morgado – Em primeiro lugar, gostaria de perguntar como foi o começo da sua carreira, formação acadêmica e de que forma ingressou no setor de comunicações.
Fernando Portella – Formei-me Engenheiro Agrônomo em 1975 pela UNESP. Meu primeiro emprego foi na DuPont Chemicals em Ribeirão Preto/SP, trabalhando em Pesquisa e Desenvolvimento de produtos para a agricultura. Em 1977, fui para a área comercial da Monsanto no Brasil. De 1981 a 1983, trabalhei na matriz em Saint Louis como Gerente de Produto. Em 1983, fui para a Sttauffer Chemicals, que pagou meu MBA na Columbia University. Depois de 2 anos, voltei ao Brasil como Gerente de Marketing para América Latina [da Sttauffer Chemicals]. Em 1987, uma grande virada: fui para o Citibank assumir uma Diretoria de Marketing, tornado-me depois Vice-Presidente de Marketing e Distribuição e membro do Conselho Executivo do Banco. Em 1993, tornei-me partner da Gemini Consulting, trabalhando no projeto de reestruturação da British Telecom em Londres e da GM em Detroite. Em 1996, tornei-me CEO de “O Dia” e hoje sou CEO da OJC, membro do Conselho de Administração da Oi Telecom e da Iguatemi Empresa de Shopping S.A. Sou alumni pela Harvard Business School, onde completei o programa General Management e Corporate Leader.
Entrevista completa em:
http://televisionado.wordpress.com/2010/03/29/entrevista-exclusiva-com-fernando-portella-ceo-da-ojc-organizacao-jaime-camara/

================================================================
Nas Organizações Jaime Câmara (OJC), o que faz lá atualmente o novo CEO da Jereissati (Fernando Magalhães Portella):

http://www.ojc.com.br/index.php?id=/nossa_empresa/nossa_organizacao/index.php

Governança
Princípios de Governança
Chief Executive Officer ( CEO = Fernando Magalhães Portella ):
1- Liderar as unidades de negócio, assegurando o desenvolvimento e implementação de estratégias, políticas e processos para o seu negócio.
2- Elaborar e propor estratégias, macro-ações e metas específicas de curto prazo para as unidades, garantir sua aprovação pelo Presidente e assegurar sua implementação com sucesso.
3- Identificação de oportunidades externas, possíveis ameaças, demandas internas de suas diretorias, priorização e viabilização de recursos e metas

O novo CEO da Jereissati Participações S.A. (Fernando Magalhães Portella) tem Twitter:

http://twitter.com/fmportella
Olhem o que está postado lá sobre governança corporativa:

Eh clara a profissionalizacao e praticas saudaveis de governanca corporativa nos grandes grupos. Em Goias e Tocantins a OJC eh "world class"

2:26 PM Dec 18th via Twitterrific

Nenhum comentário:

Postar um comentário